No alto do meu castelo de 28 anos, olho para trás e vejo um caminho repleto de lágrimas e sorrisos, de alegrias e tristezas, de duvidas e de certezas...mas acima de tudo de muita esperança...
A vida é dura...será sempre...
Sou uma princesa como tantas outras, que deseja apenas ser feliz!
O presente de hoje jamais será o passado de ontem nem o futuro do amanhã...
As minhas lágrimas por vezes são uma consequência dos risos dos outros...mas jamais permitirei, que os risos desses mesmos, surjam pelas lágrimas que eu derramo...

domingo, 10 de junho de 2012

Sra da limpeza: ter ou não ter!




Sou ama.
Tenho 4 meninos a meu cargo (mais um que vai entrar agora, e fico com 5 até setembro apenas, depois voltamos aos 4).
Tenho um horário das 7:30 às 19:30.
Faço bolos e doces por encomendas.
Faço lembranças de casamento, batizado, comunhão, etc, por encomenda.
Faço decoração de caixinhas, pratos, e outros que tais, por encomenda.
Sou esposa.
Sou dona de casa.

Hora que juntando tudo isto em 24h do dia, restam-me muitos poucos minutos para não fazer nenhum!
E quando chega o fim de semana, o trabalho continua, casa para limpar, encomendas para tratar, roupa para passar, refeições para planear, etc, etc,etc...

Ultimamente começo a sentir a necessidade de ter um dia, ou que seja, umas horas sem ter NADA para fazer...NADA, implica eu poder alapar o rabiosque no sofá durante uns longos minutos...Juro que não fazia isto há mais de 6 meses...fi-lo ontem às 01:26 da matina, depois de ter limpo a casa quase toda excepto a cozinha que fica pra hoje...

Ora que eu estou em casa o dia todo, e quando os pequenos dormem a sexta eu vou dando um jeitinho aqui e outro ali...quando eles saem o chão é praticamente todo aspirado e lavado, e o pó limpo em determinados locais como hall e quarto dos pequenos, isto DIARIAMENTE.
Ao fim de semana é feita uma limpeza um bocadinho mais completa: limpar pó de todas as divisões, aspirar e lavar o chão. A cozinha apesar de limpa e organizada diariamente, ao fim de semana é sempre mais bem limpa(esfregada mesmo).
E o wc que é lavado e desinfectado diariamente.
Os vidros são limpos quando o rei faz anos, se não me esquecer.

A casa é pequena, um T2 com 83 M2 , divisões "pequenas", e com "pouca" tralha...não é muito dificil ser limpa.
Mas isto de TODOS OS DIAS, aspirar e lavar e limpar pó, começa a deixar-me muitíssimo frustrada. Pois que durante a semana até não me custa, mas ao fim de semana....é como quem me mata!!!
A ajuda do marido também diga-se de passagem que é nula...só pedindo e quase por favor, e a não ser aspirar, tudo o resto é feito de muita muita muita má vontade...o que acontece uma vez no ano, porque estar a levar com o mau humor dele quando eu já estou suficiente mal humorada é caso para preferir ser eu a fazer as coisas...

Em toda a minha vida nunca pensei algum dia sequer, puder contratar alguém que me fizesse limpeza a casa, semanalmente, quinzenalmente ou mesmo mensalmente. Nunca tal me passou pela cabeça.
Pois ao contrário, já em muitas alturas pensei recorrer às limpezas como método de sobrevivência, nunca aconteceu, porque felizmente fui arranjando outros trabalhos, mas nunca se sabe o dia de amanhã...

Ultimamente vivemos "bem". O dinheiro não é contado ao tostão, e posso passar o mês sem olhar pro talão do multibanco para ter de controlar os meus gastos. Faço esse controle por hábito de rotina, mas sei que até ao final do mês terei dinheirinho na conta, mesmo que pouco, mas a zeros não fica nunca.
E eis que tenho pensado, de como seria a minha vida se arranja-se uma pessoa que me limpasse a casa de 15 em 15 dias, e eu tirar esse dia para fazer o meu desejado "NENHUM"...
E é aqui que entra o dilema:
- pagar a alguém pra fazer aquilo que eu não faço por preguiça???? - NÃO À SRA.
- enquanto ajudo alguém com um ordenado eu puder usufruir do meu descanso??? - SIM À SRA.
- alguém andar a "mexer" nas minhas coisas???? - NÂO À SRA.
- alguém que está habituado a tal, arrumar devidamente as minhas coisas sem reparar se as minhas cuecas são azuis ou amarelas??? - SIM À SRA.
- E se algum dia eu preciso deste dinheiro que agora gasto por luxo??? - NÃO À SRA.
- E se amanhã já cá não estou, morro e levo o dinheiro comigo??? - SIM À SRA.

Agora até o marido fala nisso...se bem que ele já não faz nada, mas aqueles minutos a aspirar a  casa fazem-lhe um mal tremendo à sanidade mental...

Não sei que faça...não sei mesmo...


Mas presumo que a minha decisão final será: NÂO À SRA. é sempre assim... depois passo os dias a lamentar-me dos meus infortúnios ..

Sem comentários:

Enviar um comentário