No alto do meu castelo de 28 anos, olho para trás e vejo um caminho repleto de lágrimas e sorrisos, de alegrias e tristezas, de duvidas e de certezas...mas acima de tudo de muita esperança...
A vida é dura...será sempre...
Sou uma princesa como tantas outras, que deseja apenas ser feliz!
O presente de hoje jamais será o passado de ontem nem o futuro do amanhã...
As minhas lágrimas por vezes são uma consequência dos risos dos outros...mas jamais permitirei, que os risos desses mesmos, surjam pelas lágrimas que eu derramo...

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O que se espera quando se está à espera...


Acho que foi mais ou menos este o nome de um filme que o marido me disse hoje enquanto nos dirigiamos para o IPO.
O filme trata-se da espera da gravidez de casais (não sei, disse ele), mas ficou-me o nome...

Acompanhou-me na manhã toda do dia de hoje...ecoavam estas palavras " o que se espera quando se está à espera?!?!?"

Há cerca de 3 semanas atrás "descobri" um caroço na minha mama direita...uma coisa que não era dali de certeza...
Mas a duvida ainda me levou a pedir opinião do marido e da C. que foi obrigada a apalpar a minha mama descaída!!!!
"Sim, tens aqui qualquer coisa"- foram as palavras de ambos...
Respirei fundo... no dia seguinte gozei o dia das bruxas com os meninos...

Com calma fiz as analises que a medica de família já tinha passado por tonturas que me importunavam...resultado na mão e tudo ok...respirei fundo, afinal s fosse algo grave as analises teriam alterações!!!

Com essa "calma" fui 2 dias depois à médica de família e questionei extatamente isso:
- se fosse algo mais complicado as analises teriam alterações, certo???
- errado!!! As análises ao sangue com bons resultados não são sinónimo de estar tudo bem!!!
Senti um friozinho no corpo e as pernas tremulas...

Vim pra casa com uma indisposiçãozita e uma ecografia mamária para fazer...

Levei os dias com "calma"...tirando este episódio...

Ontem fui fazer a eco com "calma"...isto de dizer "com calma" é apenas porque sou daquelas que antes de qualquer coisa, pensa em todos os cenários possíveis e imaginários e entra em pánico no 1º instante...
Mas desta vez não...a calma reinou...

À 1ª pergunta: " tem a certeza que isto só apareceu agora???" Engoli em seco...e repondi que garantidamente não estaria há 2 meses atrás...mas que possivelmente estaria ou não há 1 mês atrás...mas afirmativamente está desde há 2 semanas!
À 2ª pergunta : "tem familiares com historial de cancro de mama?" - senti-me desconfortável e respondi : não!
À 3ª pergunta: "tem filhos?" - doeu...respondi: não! a pergunta repetiu-se: "não tem crianças?"
E pronto...foi o desfile de pensamentos mórbidos pela minha cabeça...desde o "não tenho porque morreu", ao "se pergunta é porque a resposta vai ser que não vou poder ser mãe....ou, se questiona 2ª vez é para ter a certeza que não vão ficar orfãos de mãe.... enfim...
Respirei, e respondi: "Não...não sei se é ou não relevante, mas há 5 anos tive uma gravidez, o bébé nasceu, mas faleceu aos 2 anos!"
- Correu bem a gravidez? E a amamentação? Não houve problema algum? Foram as perguntas seguintes, e todas com resposta positiva...
 
Uma breve conversa de que tenho um nódulo de 16 mm sendo que é demasiado grande para ter aparecido à tão pouco tempo...que embora não aparente ser assustador, aconselhava uma biopsia para descanso de ambos! "Um procedimento, rápido, e simples"!!!

E hoje lá fomos nós ao IPO... desde as 10h até as 13:50...
Esperamos a consulta...
Esperamos a mamografia...
Esperamos a biopsia...
Esperamos novamente a consulta...
E viemos pra casa com consulta marcada de novo para 12 dias depois, para saber resultado da biópsia...

Mamografia, é desconfortável, e um pouco "massacradora"...mas já tinha feito uma o ano anterior...não foi de todo novidade...
Biopsia, não era uma agulha a entrar na mama e tirar um pouco de liquido, tal como eu pensava!!! Implicou uma leve anestesia externa e interna, um pequeno corte, um desconforto interno, e uns barulhos estremecedores...

Fui forte, não chorei...respirei muito muit muito fundo, conversei sempre de olhos fechados e fiz muitas contas de multiplicação e divisão na minha cabeça enquanto durou o procedimento da coisa...
Depois de finalizada comecei a tremer que nem varas verdes em dia de tempestade...

E agora esperamos...esperamos...e esperamos...

Não sei pelo que esperamos... nem como devemos esperar... só sei que apenas podemos esperar!
Não sei o que pensar enquanto espero....mas lembro-me de em jovenzita ver um filme(nao me lembro do nome), em que as bruxas liam  os pensamentos, e o miudo foi aconselhado a fazer contas de cabeça enquanto enfrentava a bruxe!!! Isto ficou-me cá dentro...e em várias situações da minha vida tento usar essa técnica para não pensar... Para não pensar nem imaginar... e faço mesmo 4+5=9-7=2+330=332x2=664.....

Vamos esperar...e depois vemos...
Mas posso dizer "estou calma"...assustadoramente calma!!!!
Pela 1ª vez na minha vida, estou positiva...a pensar POSITIVO (a maior parte do tempo)...
Espero mesmo mesmo que este positivismo não me falhe... senão mata-me!!!


Estou orgulhosa de mim porque não derramei uma única lágrima...sabem o que isso significa para uma Maria chorona como eu????

Sem comentários:

Enviar um comentário